0

Por outros olhos.

quinta-feira, 22 de março de 2018




Embora eu tenha herdado da minha mãe boa parte de sua soberba, teimosia e grosseria, reflito bastante sobre isso e tento mudar algumas das minhas características. Não que consiga sempre, pois velhos hábitos são difíceis de corrigir. Sei que dizer isso parece mais uma desculpa pra não mudar, mas apenas estou sendo franco. Durante muito tempo minha mãe sempre foi o meu espelho e somente agora, depois de adulto consegui perceber o quanto ela tinha uma visão distorcida sobre muitas coisas e eu, sem personalidade alguma na juventude a segui cegamente.
Nem sempre é eficaz, mas hoje percebo o quanto é importante a forma como as outras pessoas te enxergam, a imagem que você passa pra elas. Não me entendam mal, não estou dizendo que você precisa agir de acordo com o que os outros esperam de você, estou dizendo que muitas vezes as pessoas conseguem enxergar em você defeitos que você mesmo não consegue. Como você se vê é muito relevante, mas como os outros te veem também.

Noutro dia eu estava conversando com uma amiga através do famoso aplicativo WhatsApp ® e conversa vai, conversa vem ela me contou que um antigo desafeto meu (mais de minha parte do que da dele) disse que gostaria de voltar a conversar comigo. Há alguns anos atrás ele me julgou mal, sem de fato conhecer minha vida, minha personalidade e os problemas pelos quais eu vinha passando na época, então, tomado pela mágoa decidi cortar relações. Passados alguns anos eu tentei contato novamente, mas fui ignorado, o que me deixou ainda mais magoado e cheio de ódio no coração. Não que ele tenha sido extremamente importante pra mim, mas eu o considerava um amigo bacana. Além do mais, me torno psicótico quando alguém me julga sem realmente me conhecer.
Quando minha amiga me disse que ele gostaria de voltar a falar comigo fiquei furioso. Uma das coisas que mais odeio no mundo é quando alguém me trata mal e depois quer voltar, como se nada tivesse acontecido. Se sou obrigado a colocar "panos quentes" em cima de um assunto me sinto péssimo. Contudo não sou mais ingênuo, sei muito bem que enquanto eu me desgasto guardando rancor e sentindo raiva, a outra pessoa nem sequer se lembra de minha existência, mas como eu disse mais acima, algumas de minhas características são difíceis de mudar e essa é uma delas. Quando tento me obrigar a sentir algo que de fato não sinto, é como se estivesse traindo a mim mesmo e chego a me sentir mal fisicamente.

Como uma boa amiga, ela tentou me mostrar o quanto eu estou agindo errado em guardar toda essa mágoa inútil, o que é claro só serviu pra me deixar mais furioso e acabar com uma boa noite de sono, mas entre um conselho e outro ela me disse que eu já a magoei várias vezes no passado e nem percebi, que fui grosseiro, estúpido, injusto, mas mesmo assim ela decidiu passar por cima disso e preservar nossa amizade.
Ela não é a primeira pessoa que me diz algo assim. Tenho uma amiga com quem cursei o colegial e depois disso ficamos anos sem manter contato, cada um seguiu seu rumo. Quando ela me encontrou nas redes sociais e tentou me contatar fui bastante grosso com ela, acusando-a de ter me deixado de lado. Hoje somos novamente amigos, embora raramente nos vejamos, mas ela me contou que ficou bastante triste quando eu a maltratei, pois ela sempre me considerou um amigo e sempre se lembrou de mim, embora a vida tivesse nos afastado por uns anos.
Embora eu tenha desenvolvido uma dificuldade imensa em perdoar os outros pelos erros e faltas que cometem comigo, até mesmo a minha mãe, sejam intencionais ou não, ter algumas verdades sobre mim expostas sobre pontos de vistas externos me faz refletir bastante. Em alguns casos sinto culpa, quando a outra pessoa é de fato importante pra mim, já em outros apenas percebo o quanto sou uma pessoa teimosa e estou perdendo meu tempo odiando pessoas que nem sequer se lembram mais de mim e o quanto fazer isso desgasta apenas a mim.

Isso não significa que seja preciso reatar laços, é como minha amiga me disse: "Se você não quer voltar a ter contato com ele, então simplesmente siga sua vida, deixe ele seguir a dele e viva em paz, mas não fique guardando isso, porque com certeza os outros não estão". A verdade é que eu gostaria que estivessem, gostaria que se sentissem culpados por terem me magoado, sido injustos comigo, me julgado, mas só posso controlar o que sinto, não o que os outros sentem. Pode ser que alguma hora consiga perdoar, pode ser que não consiga, pode ser que já até tenha perdoado e não queira aceitar isso, esteja apenas sendo teimoso, bancando o durão, pode ser que em algum momento isso seja colocado à prova, pode ser que eu nunca mais veja nenhuma dessas pessoas, mas no meio disso tudo, independente do que venha a acontecer, o que devo fazer é ouvir essa minha amiga, seguir minha vida da maneira que me sentir melhor e deixar que as pessoas sigam as delas.





0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!